Nova tecnologia vai melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão. Processo de troca das lâmpadas teve início na Região de Venda Nova.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começou, nesta segunda-feira (23), a substituir as lâmpadas de vapor de sódio, nas ruas, por luminárias de led. A nova tecnologia vai melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão. O processo de troca das lâmpadas teve início na Região de Venda Nova.
Segundo a empresa que vai administrar o processo, terceirizada da prefeitura, ao todo, 182 mil pontos de iluminação vão receber luminárias LED, que iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio.
A troca de 100% das luminárias pela tecnologia LED ocorrerá em três anos, sendo concluída até o fim de 2020. A substituição começa pelas áreas de mais carentes e com maiores índices de criminalidade.
Até o fim de agosto de 2018, as regiões de Venda Nova, Barreiro e Norte serão totalmente modernizadas, com aproximadamente 50 mil pontos funcionando com a nova tecnologia. Treze pontos de destaque da capital vão também receber uma iluminação especial para a valorização dos espaços e monumentos.
De acordo com a PBH, após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101.
Além disso, acredita-se que com a cidade melhor iluminada, haja redução na criminalidade e diminuição nos atropelamentos noturnos ocorridos em razão de iluminação insuficiente.
“As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original.
Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da lua. Como o feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/prefeitura-de-bh-comeca-substituir-lampadas-de-vapor-de-sodio-por-led.ghtml)